CACHORRO VOMITANDO ESPUMA BRANCA? SAIBA O QUE PODE TER... - Clínica Dottor Dog Ouro Verde | Carinho, atenção e saúde

CACHORRO VOMITANDO ESPUMA BRANCA? SAIBA O QUE PODE TER...

Por que o cachorro vomita uma espuma branca? ?????????

São muitas as doenças que podem acometer os peludos e causar esse sinal clínico. De uma maneira geral, qualquer coisa que afete o sistema digestório pode deixar o cachorro vomitando espuma branca ou de outra cor. Conheça algumas possibilidades:

??  Alteração na alimentação: mudança brusca na ração ou quando o tutor dá comida gordurosa, e o pet não está adaptado;
??  Alergia a algum alimento;
??  Doença infecciosa: gastrite, parvovirose, gastroenterite bacteriana, leptospirose, raiva, entre outras;
??  Ingestão de substâncias tóxicas: venenos, plantas tóxicas, alimentos com toxinas bacterianas, entre outros;
??  Pancreatite;
??  Doenças hepáticas;
??  Doenças renais, como, por exemplo, insuficiência renal;
??  Cetoacidose diabética;
??  Verminose;
??  Tumor no sistema digestório (intestino ou estômago, principalmente);
??  Síndrome do intestino irritável;
??  Obstrução por ingestão de corpo estranho,
??  Torção gástrica.
??  cachorro deitado
Essas são apenas algumas das inúmeras doenças que têm como sinal clínico o cachorro vomitando espuma banca. Além disso, é comum que o tutor relate: “Meu cachorro está vomitando espuma branca e não quer comer”. Como o peludo não está bem, ele tende a parar de se alimentar.

Outros sinais clínicos que o pet pode ter
Como são diversas doenças que o peludo pode ter, é possível que o tutor note outros sinais clínicos, além do cachorro vomitando espuma branca. Dentre os mais frequentes estão:

Cachorro vomitando espuma branca e com diarreia;
??  Apatia;
??  Desidratação;
??  Dor abdominal;
??  Choro devido à dor;
??  Alteração no odor da boca;

Cachorro vomitando espuma branca e tremendo;
??  Inapetência (se recusa a comer),
??  Fezes com sangue.

Diagnóstico e tratamento
Quando o cachorro vomita uma espuma branca, mesmo que o tutor não tenha notado nenhum outro sinal clínico, tem que levar o pet para ser examinado. Além da avaliação clínica, é possível que o médico-veterinário solicite exames complementares, como, por exemplo:

??  Exame de sangue;
??  Cultura e antibiograma das fezes;
??  Urinálise (exame de urina);
??  Raio X,
??  Ultrassonografia.
O tratamento sintomético será logo. Caso o peludo já esteja desidratado, é provável que ele precise receber fluidoterapia (soro na veia). Para isso, é comum que o pet fique internado, nem que seja por algumas horas.

A administração de protetores da mucosa gástrica e remédios para reduzir os episóidos de vômito também costuma ser realizada. Além disso, será preciso tratar a doença que está causando o problema. Se for um tumor ou ingestão de corpo estranho, por exemplo, pode ser necessária a cirurgia.

Já no caso de parvovirose canina, é provável que o médico-veterinário opte por internar o cão em isolamento. Essa doença é grave e, se o peludo não for tratado, ele acabará ficando muito desidratado rapidamente. Sem contar que essa enfermidade pode ser transmitida para outros animais que não sejam vacinados.

Por isso, o bichinho é levado para um local separado, dentro do hospital veterinário, de modo que possa receber os cuidados especiais que precisa, sem que acabe transmitindo a doença para outros peludos que vivem na mesma casa.

Como evitar que isso aconteça?
??  Dê um alimento de qualidade para o seu pet;
??  Divida a quantidade de ração que ele tem que comer por dia em pelo menos 3 porções, para que ele não fique muito tempo com o estômago vazio;
??  Mantenha a vacinação dele em dia, assim, vcê o deixará protegido de doenças como a raiva e a parvovirose;
??  Garanta água fresca à vontade;
??  Leve-o regularmente ao médico-veterinário para que seja feito um check-up.

Pronto, agora que você já entendeu tudo sobre vômito de cachorro com espuma branca , visite o Blog da ?????? Clínica Dottor Dog para mais dicas e informações sobre saúde canina!

E, para agendamentos, entre em contato através do número  ??  19 98278-3767