CINOMOSE: CONHEÇA A PRINCIPAL DOENÇA INFECCIOSA CANINA - Clínica Dottor Dog Ouro Verde | Carinho, atenção e saúde

CINOMOSE: CONHEÇA A PRINCIPAL DOENÇA INFECCIOSA CANINA

A cinomose canina ???? é uma das doenças de cachorro mais perigosas e sérias, principalmente porque pode afetar cães de todas as idades e raças e é altamente contagiosa. O que causa cinomose é um vírus da família Paramyxovirus, e quando o animal não é tratado da forma correta, a doença pode até ser fatal (não apenas para o que foi infectado primeiramente, mas para todos os que estiverem em contato com ele).

Por isso é muito importante entender o que é cinomose canina e quais os sintomas da doença, bem como quanto tempo dura a cinomose no cão, possíveis sequelas e se existe tratamento ou cura para o quadro. Todo pai ???? de pet provavelmente já ouviu falar dessa doença e conforme nos explica a médica veterinária da ?????? Clínica Dottor Dog de Panambi, a cinomose é uma doença viral que pode atacar o animal de três maneiras diferentes, podendo atingir o sistema respiratório, gastrointestinal ou neurológico do pet. Em cada parte atingida, os sintomas da cinomose se manifestam de maneira diferente:

????Na parte respiratória, que dá pneumonia e bronquite, o animal fica com muita secreção, muito catarro, muita dificuldade de respirar.

????Na parte gastrointestinal da cinomose, sintomas deixam o cachorro com diarreia (podendo vir acompanhado de sangue), vômito e causa emagrecimento.

????E na parte neurológica, é a fase em que o cachorro com cinomose pode ter convulsão, paresia, paralisia dos membros posteriores ou dos membros anteriores e, como sequela, mioclonia, que são contrações musculares involuntárias. A transmissão acontece por meio do contato de um cão infectado com outro saudável. O risco de contaminação é muito alto! Vale destacar que esse é um vírus bem resistente e que pode sobreviver no ambiente que um cão contaminado visitou por até três meses (especialmente lugares frios e secos). Todo cuidado é pouco para evitar a cinomose no cachorro! Então, como saber se o cachorro está com cinomose ou não?

?? Na pele, acontece descamação, com pelo fosco e feio. Nos olhos, pode ter conjuntivite em cachorro com secreção purulenta, aquela remela (como é popularmente chamada) bem grossa. Na cinomose canina, sintomas também incluem desidratação, dificuldade de respirar, muita tosse botando ou não catarro para fora, secreção purulenta também no nariz, vômitos, emagrecimento, diarreia, falta de apetite, diarreia com sangue, convulsões, tremores e paralisia. É uma doença extremamente grave. Além dos sintomas acima, o cãozinho também costuma apresentar outros sinais físicos e comportamentais da doença.

Fique atento e busque ajuda em caso de:

??Febre

??Perda de apetite

??Dificuldades motoras

??Perda de equilíbrio

??Apatia

??Fraqueza

??Contrações musculares involuntárias

Pronto, agora que você já entendeu tudo sobre cinomose, visite o Blog da ?????? Clínica Dottor Dog para mais dicas e informações sobre saúde canina!

E, para agendamentos, entre em contato através do número  ??  19 98278-3767