COMO OS EXAMES COMPLEMENTARES AUXILIAM A MEDICINA VETERINÁRIA - Clínica Dottor Dog Ouro Verde | Carinho, atenção e saúde

COMO OS EXAMES COMPLEMENTARES AUXILIAM A MEDICINA VETERINÁRIA

Certamente a  importância dos ?????? pets na vida pessoas se revela no dia a dia de todos nós. Sendo assim , preservar a saúde deles faz-se cada vez mais necessário – e a medicina veterinária é nossa grande aliada. Dentro desse contexto, hoje falaremos dos exames complementares, uma ferramenta de extrema utilidade na prevenção, controle e tratamento das doenças.

Muito mais que números, desenhos ou imagens, os exames são determinantes para a resolução dos problemas que afetam nossos pets.

Os principais exames complementares conhecidos hoje são os laboratoriais ou de sangue e os exames de diagnóstico por imagem, como o raio-x, a ultrassonografia e a endoscopia, entre outros. 

Em relação aos exames laboratoriais, não existe qualquer dúvida sobre os inúmeros benefícios que um bom exame laboratorial proporciona à prática clínica, ao apoio no diagnóstico e ao acompanhamento dos pacientes. Os exames de sangue básicos são rotina em clínicas veterinárias, seja para auxiliar no diagnóstico de uma doença, ou para uma avaliação pré-cirúrgica. Além disso, é recomendável que os animais passem por exames de rotina, pelo menos, 1 vez ao ano, tais como hemograma, urinálise, funções renais e hepáticas, colesterol e glicemia. Com esses testes, é possível detectar, de forma precoce, algumas das alterações mais comuns.

O hemograma é um exemplo de exame de triagem que permite avaliar vários componentes do sangue e, assim, diagnosticar anemias, infecções, inflamações, viroses, além de doenças causadas por parasitas sanguíneos, como a babesiose e a ehrlichiose, conhecidas como “doenças do carrapato”. Já os exames de urina permitem avaliar alguns distúrbios do sistema urinário, como doenças renais ou cistites, além de auxiliar no diagnóstico de outras doenças extrarrenais, como, por exemplo, doenças hepáticas e a diabetes.

Exames mais complexos para detecção rápida de doenças como cinomose, parvovirose, fiv e Felv, biopsias de tumores, exames histopatológicos, citologias e avaliação do líquor do canal medular também já são uma realidade e a preços acessíveis nos dias de hoje. Não podemos nos esquecer, ainda, de testes, que ajudam no diagnóstico de doenças autoimunes ou desordens hormonais, como hipotireoidismo ou, novamente, diabetes.

São várias as possibilidades na medicina veterinária e, graças a esses e outros exames, é possível diagnosticar, a tempo, qualquer anormalidade, aumentando as chances do sucesso do tratamento.

Existem outros  exames veterinários solicitados para a manutenção da saúde de seu ?????? bichinho de estimação e o que são capazes de diagnosticar muitas doenças .  

?? Check-up

Esse exame, feito geralmente uma vez ao ano, serve para avaliar a saúde do pet. Alguns procedimentos são colocados em dia, como a vacinação e a vermifugação. Além disso, o pet passa por uma anamnese, uma avaliação física e, dependendo da necessidade, por alguns exames laboratoriais para garantir que esteja tudo bem com a saúde.

?? Ultrassonografia

O ultrassom é um exame de diagnóstico por imagem que nos permite a visualização de alguns órgãos sem cirurgia, como região abdominal, rins, coração, entre outros. Ele indica fatores importantes sobre o órgão que se deseja examinar. Dessa forma, possibilita um diagnóstico mais preciso e a prevenção de enfermidades.

?? Exame de sangue

Pode ser feito a cada ano como exame de rotina para prevenir ou identificar alguma doença. Seu intuito é avaliar os componentes sanguíneos do cão e do gato. Por intermédio desse exame, verifica-se a existência de algumas patologias como anemias, inflamações, infecções e viroses, além de doenças causadas por parasitas sanguíneos, como Babesiose e Ehrlichiose — conhecida como “doença do carrapato”.

?? Exames de urina e de fezes

O exame de fezes identifica verminose e a falta de alguns nutrientes. O de urina, por sua vez, permite avaliar alguns distúrbios do sistema urinário, como doenças renais ou cistites. Além disso, auxilia no diagnóstico de doenças hepáticas e diabetes.

?? Exame oftalmológico

A saúde ocular do pet pode ser avaliada no exame clínico. Porém, se houver alguma desconfiança de alguma patologia, é preciso fazer exames específicos — principalmente se o cão ou o gato tiver uma idade avançada. Dependendo do caso, a consulta a um especialista pode fazer toda a diferença.

?? Exame retal

É um exame realizado na região anal e provoca muito desconforto ao animal. No entanto, é muito importante para o diagnóstico e o tratamento de doenças intestinais, principalmente quando o animal apresenta dores e dificuldades em defecar.

?? Raio X

Com o raio X é possível observar as estruturas ósseas e os órgãos, o que evita procedimentos mais invasivos. É visto como um aliado poderoso dos médicos veterinários para o diagnóstico de doenças. As regiões em que esse exame é mais utilizado são: músculo esquelético, tórax, coluna vertebral, abdômen e crânio.

Como vimos, os exames veterinários são de grande importância para garantir a saúde do seu pet. Assim, você o protege de algumas patologias e previne o surgimento de tantas outras. Vale ressaltar que quanto mais rápido algumas doenças forem diagnosticadas, mais simples e eficaz será o tratamento de cada uma. Tenha esse cuidado com seu amigo de quatro patas!

Pronto, agora que você já entendeu tudo sobre suplemento para cachorro (e que você só deve oferecer com prescrição médica), visite o Blog da ?????? Clínica Dottor Dog para mais dicas e informações sobre saúde canina!

E, para agendamentos, entre em contato através do número  ??  19 98278-3767