CUIDADOS PRÉ E PÓS CASTRAÇÃO DE SEU PET - Clínica Dottor Dog Ouro Verde | Carinho, atenção e saúde

CUIDADOS PRÉ E PÓS CASTRAÇÃO DE SEU PET

A castração de animais  ??????  é indicada a todo pet saudável, caso o dono não deseje que ele se reproduza, e também recomendada como um método preventivo ao abandono.

É muito utilizada por proprietários que desejam “acalmar” o animal, evitando, por exemplo, a disputa territorial entre os cães ou o desejo dos felinos de irem à rua.

Porém, apesar de considerada simples, a castração é um procedimento cirúrgico, e para realizá-la, cuidados devem ser seguidos. 

Confira, no post de hoje, como proceder durante todo o processo! E se achar interessante as informações que a  ?????? Dra.  Cris Santaterra preparou para você, compartilhe ! 

?? Avaliação veterinária

Ao decidir castrar o seu melhor amigo, ele deverá passar por uma avaliação do veterinário. Possivelmente, ele recomendará exames que garantirão a saúde do animal para a realização da cirurgia.

Podem ser checados os rins e o fígado, além da presença de anemia ou infecção. É importante informar ao veterinário todo o histórico de saúde do cão ou gato, para que a castração ocorra de forma segura.

Todo esse procedimento anterior normalmente é realizado alguns dias antes a data marcada para a cirurgia.

?? Animal liberado para a cirurgia

Quando o animal estiver apto para a cirurgia, deverá realizar um jejum alimentar de doze horas, além de não ingerir água pelo menos três horas antes do procedimento.

Isso evitará problemas como o vômito durante a cirurgia. É recomendado que, no dia anterior à castração, o animal tome um banho com sabonete antisséptico.

O transporte até a clínica veterinária deve ser realizado de forma que não gere estresse ou cansaço. Informe ao veterinário se o cão for agressivo ou estiver assustado.

?? O dia do procedimento

O seu cão ou gato será anestesiado. A anestesia o manterá imóvel e adormecido durante a cirurgia, sem dor. Como há diversos tipos de anestesia, intravenosas ou inalatórias, o veterinário escolherá a mais indicada para o seu cão ou gato, baseado na avaliação feita anteriormente.

Enquanto estiver anestesiado, um tubo plástico será inserido no canal respiratório do animal, para ajudá-lo a respirar.

Durante o procedimento, o animal estará monitorado pela equipe veterinária, que acompanhará o seu ritmo cardíaco e respiratório, e administrará o uso do oxigênio. O local cirúrgico será limpo e esterilizado — isso é primordial para evitar infecções.

Nos machos, a incisão será feita acima do escroto. O veterinário irá localizar os testículos e retirá-los através da própria incisão, se tudo correr normalmente. Nas fêmeas, o procedimento é sempre realizado pelo abdômen, por onde são retirados os ovários e o útero.

Depois do procedimento, quando o pet acordar da anestesia, será internado até que esteja apto para ir para casa, especialmente para que seja feito adequado controle de dor.

 

?? Pós-operatório

O pós-operatório é um período delicado, e as orientações médicas devem ser seguidas religiosamente, para que não aconteçam complicações. Mesmo que a cirurgia seja bem sucedida, se o pós-operatório não for respeitado, o animal pode ter problemas. O veterinário que realizou o procedimento indicará a melhor forma de recuperação.

?? Incisão

O animal não pode lamber a área. Isso pode abrir o corte, causando uma infecção. Para evitar, é recomendado o uso do colar Elizabethano, ou mesmo uma roupinha cirúrgica, geralmente vendida nas clínicas veterinárias.

?? Atividades físicas

Durante os primeiros 10 dias pós-castração, devem ser evitadas atividades físicas e que envolvam esforço, como subir escadas, pular ou correr. Isso pode causar dor e inchaço no local da incisão, ou até mesmo sangramento.

?? Medicação

A medicação deve ser dada nos horários indicados, e caso o cão ou gato vomite após recebê-la, o veterinário deverá ser comunicado. A qualquer sinal de anormalidade, consulte o veterinário responsável pelo procedimento. Se possível, realize a castração em uma clínica 24 horas.

A castração é considerada um procedimento de baixo risco, mas, para que tudo ocorra bem, os cuidados durante todo o processo devem ser respeitados.

Ficou com alguma dúvida em relação ao processo de pré e pós-castração do pet? Agende uma consulta com a  ?????? Dra.  Cris Santaterra  ??  19 98278-3767