FILHOTES: QUAL O MOMENTO CERTO PARA VERMIFUGAÇÃO E VACINAÇÃO? - Clínica Dottor Dog Ouro Verde | Carinho, atenção e saúde

FILHOTES: QUAL O MOMENTO CERTO PARA VERMIFUGAÇÃO E VACINAÇÃO?

Os filhotes ?????? devem receber a primeira dose de vermifugação aos 30 dias de vida, com reforço após o mesmo período. No entanto, a prevenção deve ser feita até os seis meses, pois as verminoses não somente podem prejudicar a saúde do pet ??????, mas também, das pessoas que convivem com ele. 

 Já o protocolo de vacinação ?? deve ser feito com critério, sem atrasos e com vacinas fabricadas por laboratórios confiáveis. Além disso, elas devem ser aplicadas por um médico-veterinário.

O indicado é que o filhote ?????? inicie sua vacinação entre 45 a 60 dias de vida e esteja com o protocolo completo até os cinco meses para não correr risco de adquirir viroses sérias capazes de levá-lo a óbito.

Vermifugação 

A vermifugação tem como objetivo livrar os animais de parasitas intestinais (vermes), que podem causar grandes danos à saúde dos pets e de toda a família. Trata-se de um cuidado constante, diretamente relacionado com os hábitos de vida e higiene dos nossos companheiros. Abaixo, nós veremos como ela deve ser realizada.

??????Contaminação e sintomas

De modo geral, a vermifugação tem como objetivo eliminar as verminoses dos tipos ascarídeos, ancilostomídeos e cestódeos.

??Ascarídeos: Algumas espécies desse grupo pode infectar os seres humanos, atingindo pulmões e intestinos. Nos pulmões, provoca febre, tosse, bronquite e dor torácica. Nos intestinos, diarreia, náuseas, dor abdominal, vômitos, falta de apetite e perda de peso. Cães e gatos podem ser acometidos por algumas espécies de ascarídeos, que causam sintomas semelhantes aos dos humanos. O gênero mais comum em cães e gatos é o Toxocara.

??Ancilostomídeos: Contraídos pela ingestão de água e comida contaminadas, podem causar hemorragia, anemia, diarreia, entre outros. Destaca-se o gênero Ancylostoma. Em humanos pode causar o chamado “bicho geográfico”.

??Cestódeos: Conhecidos como tênias, alguns são transmitidos pelas pulgas, nos cães e gatos. Também pode atingir os seres humanos. Podem provocar desde irritação e perda de apetite até ataques epiléticos (quando fazem o ciclo em SNC nos humanos). Gênero comum em cães e gatos: Dipylidium.

Lembre-se: Existem diversos tipos de vermífugos, indicados ou não para determinadas situações. Apenas o veterinário poderá indicar qual o melhor para o seu pet. Para isso, ele poderá solicitar exames laboratoriais de sangue e de fezes.

??????O exame de fezes

Antes de fazer a vermifugação, é muito importante consultar o médico veterinário, que poderá solicitar um exame de fezes para identificar com precisão a espécie do parasita. Assim, o profissional poderá indicar o melhor medicamento para o caso do seu animal, o que trará mais proteção e qualidade de vida para a família.

A grande maioria dos parasitas que acometem os animais são zoonóticos, ou seja, causam enfermidades aos seres humanos. Os sintomas e lesões são de acordo com a espécie do parasita e a quantidade deste no organismo. Siga abaixo o esquema de vermifugação. 

 

??????Esquema de Vermifugação  

??Filhotes de mães não vermifugadas: 

??1ª dose de vermífugo de amplo espectro aos 21 dias de idade;

??2 ª dose aos 36 dias;

??3ª dose aos 57 dias. 

??Em seguida, repete 1 ou 2 vezes antes do término das vacinas, que é com 150 dias.

??Após 60 dias faz coproparasitológico (exame de fezes).

 

??Filhotes de mães vermifugadas: 

??1ª dose de vermífugo de amplo espectro com 30 à 35 dias de vida e após 15 dias repete-se.

??Repete 1 ou 2 vezes durante a vacinação.

??Após 60 dias faz coproparasitológico (exame de fezes). 

 

??Cães e gatos adultos:  

Vermifugação e 2 à 3 vezes ao ano. 

??Importante: ao sair para passear com o seu animal recolha as fezes que ele produzir nas vias públicas, isso é dever de todo proprietário responsável.

As praias não são um local adequado para levar o seu cão, as areias podem estar contaminadas com as fezes de animais sem controle parasitário. 

??Lembre-se: procure um médico veterinário para orientações; ele é o profissional capacitado para cuidar do seu animal.

 

 ??????Esquema de Vacinação

Todas as nossas vacinas aplicadas na ?????? Clínica Veterinária Dottor Dog são importadas e transportadas e armazenadas com total cautela, para a segurança do seu pet.

 

CÃES ????

  • ??Filhotes a partir de 30 dias: vacina “puppy”, que previne contra as principais viroses letais que acometem filhotes (cinomose e parvovirose caninas). Assegura mais precocemente, e sem risco à saúde do paciente, o estímulo do sistema imune contra esses vírus.
  • ??Filhotes a partir de 45 dias: vacinação com V8 (Recombitek) ou V10 (Recombitek ou Vanguard plus). Vacinação contra cinomose, hepatite infecciosa canina, doença respiratória causada pelo adenovírus canino tipo II, parvovirose, coronavirose, parainfluenza e leptospirose (2 a 4 sorovares).

São recomendadas 3 doses com intervalos de 21 a 30 dias entre si. Não se deve exceder 30 dias. Em algumas raças como rottweiler, dobberman e galgos, são recomendadas 4 doses. Reforço anual.

  • ??A partir dos 60 dias de vida: Vacina contra bordetella bronchiseptica: minimiza manifestações da infecção por esta bactéria, que ocasiona traqueíte intensa, tosse, vômito pelo esforço de tosse e que, por comprometer severamente trato respiratório superior, deixa os pacientes susceptíveis a pneumonias.

Devem ser administradas duas doses com 21 a 30 dias de intervalo. Reforço anual.

  • ??Aos 120 dias de vida: vacinação contra raiva.

Doença que leva à morte em pouco tempo, gera alterações neurológicas gravíssimas e é uma zoonose. Após 30 anos sem casos relatados em São Paulo, bastou a prefeitura suspender por 1,5 anos a campanha de vacinação para voltarmos a identificar casos em animais. Além de segurança para seu amigo, é uma questão de saúde pública manter a vacinação contra a raiva em dia. Reforço anual.

  • ??A cada 6 meses: apesar da leptospirose fazer parte da vacina V10, a frequência ideal de imunização apenas contra esta doença é a cada 6 meses, então, nos intervalos de sua vacinação com V10, não se esqueça da vacinação contra leptospirose (Recombitek 4 Lepto).

Especiais:

  • Vacina contra giardíase
  • Vacina contra leishmaniose

Entre em contato com nossos veterinários para conhecer o protocolo prévio à vacinação que deve ser instituído (exames prévios à realização da vacinação).?? 19 98278-3767

 

GATOS ???? 

  • ??A partir dos 45 dias de vida: vacinação com a quádrupla felina (Feline-4 ou Felocell) que previne contra rinotraqueíte viral felina, calicivirose, clamidiose e panleucopenia felina.

São recomendadas 3 doses com intervalos de 21 a 30 dias entre si. Não se deve exceder 30 dias. Reforço anual.

  • ??Aos 120 dias de vida: vacinação contra raiva. 

Doença que leva à morte em pouco tempo, gera alterações neurológicas gravíssimas e é uma zoonose. Após 30 anos sem casos relatados em São Paulo, bastou a prefeitura suspender por 1,5 anos a campanha de vacinação para voltarmos a identificar casos em animais. Além de segurança para seu amigo, é uma questão de saúde pública manter a vacinação contra a raiva em dia. Reforço anual.

Entre em contato com nossos veterinários para conhecer o protocolo prévio à vacinação que deve ser instituído (exames prévios à realização da vacinação).??  19 98278-3767