FIV FELINA: O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A AIDS EM GATOS - Clínica Dottor Dog Ouro Verde | Carinho, atenção e saúde

FIV FELINA: O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A AIDS EM GATOS

??A FIV felina é uma doença que pode afetar os nossos amigos e é super perigosa.

Gatos podem sofrer com essa doença, que também é conhecida como AIDS felina e é causada pelo vírus da imunodeficiência felina. Esse é um dos piores quadros que os gatinhos podem ter durante a vida e a patologia se desenvolve em diferentes estágios, podendo permanecer assintomática por um tempo. Ou seja, a AIDS de gato muitas vezes é uma doença silenciosa, mas super perigosa.

??A FIV felina não tem cura, mas existem tratamentos específicos para diminuir os efeitos e proporcionar mais qualidade de vida para o animal com exame positivo para a doença.

??A FIV em gatos têm uma principal forma de transmissão, que é por meio do contato da saliva de um bichano infectado com um felino saudável. Em alguns casos, o contato com sangue também é uma porta de entrada para a doença. Logo, de uma maneira geral, a AIDS em gato geralmente é transmitida por meio de mordidas ou arranhões, por exemplo. Por isso, animais de rua, não castrados e aqueles que costumam dar as famosas voltinhas estão muito mais propensos a contrair a AIDS felina, já que eles têm contato com outros gatos e têm mais chances de se envolverem em brigas. As fêmeas positivas quando engravidam podem acabar transmitindo a FIV felina para os seus filhotes caso haja a presença do vírus no sangue. Dessa forma, os filhotes podem nascer infectados ou adquirirem a doença durante o aleitamento ou outros cuidados da mãe com o filhote, como por meio de lambidas. Vale lembrar que a FIV em gatos não é uma zoonose, ou seja, ela não passa para humanos.

??FIV felina: sintomas são específicos em cada fase da doençaa classificadas em fase aguda, latente ou crônica.

??A última fase da FIV felina é caracterizada pela fragilidade total do sistema imunológico do animal. Por isso, os riscos de morte são maiores e ainda há o risco de desenvolver alguma outra patologia ainda mais grave, como o câncer.

Os principais sintomas de FIV em gatos nesse caso são:

??Infecções; Lesões de pele; Sepse, que é uma infecção generalizada; Doenças secundárias, que podem afetar gengivas, boca, trato digestivo, urinário e a pele.

??Se o teste  FIV positivo? o gato vai precisar de cuidados específicos ao longo da vida, com visitas ao veterinário a cada seis meses para controle e avaliação geral. Já o tutor deve oferecer ao animal uma dieta balanceada e de boa qualidade.  Ainda assim, é importante ter em mente que essa é uma decisão arriscada e que, para evitar

??FIV felina em outros gatos da família, deve ter dedicação e comprometimento integral dos tutores na questão de cuidados.

Pronto, agora que você já entendeu tudo sobre FIV felina,, visite o Blog da ?????? Clínica Dottor Dog para mais dicas e informações sobre saúde canina!

E, para agendamentos, entre em contato através do número  ??  19 98278-3767