JULHO DOURADO : PRINCIPAIS DOENÇAS CANINAS E A IMPORTÂNCIA DA VACINAÇÃO - Clínica Dottor Dog Ouro Verde | Carinho, atenção e saúde

JULHO DOURADO : PRINCIPAIS DOENÇAS CANINAS E A IMPORTÂNCIA DA VACINAÇÃO

Conheça as doenças caninas e como prevenir com a vacinação do seu melhor amigo em dia !

JULHO DOURADO : TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA DEIXAR A SAÚDE DO SEU MELHOR AMIGO EM DIA

As vacinas para ???? pets, são altamente seguras e eficazes, com proteção duradoura contra as principais doenças que acometem ???? cães e ????gatos e são os cuidados mais importantes na rotina de um tutor. Afinal, é uma responsabilidade essencial para manter a saúde do seu animal de estimação em dia.

Manter a ????vacinação do seu pet/filho atualizada também é uma forma de amor. Com a chegada do ?????? filhote, a responsabilidade aumenta e a imunização contra doenças já nos primeiros meses de vida, se faz mais do que necessária. Mas além da vacinação, outros cuidados com a saúde do seu melhor amigo não ficam de fora e se tornam essenciais para toda a vida do animal.

As vacinas ????ajudam seu animal de estimação a se defender de alguns vírus e bactérias que provocam doenças, apoiando o sistema de defesa do organismo do ?????? animal a reconhecer e combater um possível contato com agentes infecciosos. Algumas das doenças são consideradas zoonoses, ou seja, podem passar do animal para o ser humano, como a raiva, a giardíase e a leptospirose canina, mas podem ser prevenidas por meio da vacinação. Por isso, vacinar é tão importante. Além de proteger o seu pet e animais que convivem com ele, proteja você e sua família.

PRINCIPAIS DOENÇAS CANINAS

Quem tem um cachorro sabe que ele precisa de cuidados especiais. Como tutor, você deve estar ciente de que é muito importante dar os medicamentos e as vacinas necessárias, além de conhecer as principais doenças em cães e ficar atento aos seus sintomas.

????CINOMOSE - UMA DAS DOENÇAS MAIS CRUÉIS EM CÃES

A cinomose é um dos maiores pesadelos dos tutores de cães, é uma doença altamente infecciosa e frequentemente fatal causada por um vírus. A transmissão ocorre pelo contato direto com secreções nasais e oculares, tosse e espirros de um outro animal infectado.

A doença ataca o sistema digestivo, seguida e, por fim, o sistema nervoso central, causando tremores, desorientação e convulsões. Quando o vírus atinge o sistema nervoso central, em geral não há tratamento efetivo, apenas medidas paliativas, que buscam tratar e melhorar os sintomas. Caso sobreviva, o animal pode ficar com sequelas para o resto da vida.

?? Diarréia;

?? Vômito;

?? Corrimento nasal e ocular;Tosse;

?? Tiques nervosos;

?? Convulsões e paralisias.

A melhor forma de prevenir a cinomose é por meio da vacinação. Converse com o médico-veterinário e mantenha a vacinação do seu animal de estimação em dia.

???? LEPTOSPIROSE CANINA

A leptospirose canina é uma doença com alto índice de mortalidade, causada por bactérias que também podem infectar os humanos. A transmissão se dá principalmente pelo contato com a urina dos animais doentes, como cães e os ratos. O solo, a lama e a água contaminada pela bactéria podem disseminar a doença, por isso o número de casos aumenta nas épocas de chuvas e enchentes.

?? Falta de apetite;

?? Febre;

?? Hemorragia;

?? Icterícia;

??Vômito;

??Urina de cor amarronzada.

???? PARVOVIROSE

A parvovirose é uma doença causada por um vírus que ataca o aparelho digestivo e o sistema imunológico dos cães, principalmente em filhotes. Sua transmissão se dá pelo contato direto com as fezes de animais doentes.

??Diarreia com sangue

??Tristeza;

??Falta de apetite.

Se não forem tratados a tempo, os animais podem morrer por desidratação e infecção generalizada.

Para prevenir a parvovirose, os cães devem ser vacinados periodicamente e é importante higienizar de forma adequada o ambiente onde os animais doentes viveram, uma vez que o vírus é resistente e pode sobreviver por meses.

???? CORONAVISORE

A coronavirose é uma doença viral, altamente contagiosa, que acomete os intestinos, causando um quadro de diarreia e vômito. É muito comum em locais em que grande número de animais fica abrigado.

??Vômitos

??Diarréia;

??Febre e falta de apetite são os mais comuns.

???? HEPATITE INFECCIOSA CANINA

A hepatite infecciosa canina é uma doença aguda que acometeu o fígado, causada por um vírus agressivo, transmitida por descargas orais e nasais, fezes e pelo contato com o ambiente. Tem uma evolução rápida, podendo levar a óbito em 24 horas. Filhotes não vacinados podem ter morte súbita.

??Diarréia;

??Febre;

??Dor abdominal (muitas vezes de forma aguda)

Os cães também perdem o apetite e ficam apáticos.

???? ADENOVIROSE RESPIRATÓRIA

O adenovírus canino controlado é altamente contagioso e, se não tratado, pode levar a complicações como pneumonias. A transmissão se dá pelo contato direto entre cães, onde os animais infectados transmitem a doença para os cães sadios. Além disso, o aparecimento da doença por falta de banheiro no ambiente em que o animal vive é bem-vindo.

??Espirros;

??Secreções nasais e oculares, bem semelhantes aos da gripe.

???? PARAINFLUENZA

O vírus da parainfluenza é um parente do vírus da gripe humana. A transmissão acontece quando animais doentes tossem, espirram ou quando um cão tem contato saudável com objetos de um animal doente.

Os sintomas são bem parecidos com os da gripe humana:

??Tosse;

??Falta de apetite;

??Febre.

???? TOSSE DOS CANIS

A tosse dos canis, também conhecida como gripe canina ou traqueobronquite infecciosa canina, é uma doença altamente contagiosa, causada pela bactéria Bordetella bronchiseptica, também podendo ter envolvimento de vírus e outras bactérias, afetando o sistema de vigilância do cão. Normalmente, o número de casos aumenta durante o inverno, estação onde os cães ficam mais expostos ao clima e à umidade. Mas também pode acontecer durante todo o ano, em todas as estações.

Os sintomas são:

??Tosse, que pode aparecer de um dia para o outro e que se assemelha a um engasgo;

??Espirros;

??Secreção nasal e ocular.

Cães de qualquer raça ou idade podem pegar a gripe canina e os animais podem demorar semanas até se recuperarem, sendo a pneumonia uma considerada comum. Além da vacinação, recomenda-se utilizar boas práticas de manejo e adequada conduta do ambiente.

???? RAIVA

A raiva é uma das doenças infecciosas de cães e gatos mais importantes porque é uma zoonose fatal. Geralmente é transmitido por meio da mordida de um animal infectado (que pode ser um cão ou um gato) ou de animais que funcionam como reservatórios naturais (morcegos, por exemplo). O vírus da raiva afeta o sistema nervoso, alterações de comportamento que podem variar de extrema avançada (daí o nome da doença) até depressão. Muitos animais não conseguem engolir alimentos e líquidos à medida que a doença progride.

??Excitação;

??Agressividade;

??Medo;

??Depressão;

??Ansiedade.

Além disso, também têm os sintomas neurológicos:

??Dificuldade de engolir;

??Salivação.

???? GIARDÍASE -UM PARASITA, DIVERSAS FONTES DE INFECÇÃO.

A giardíase é uma doença causada por um parasita, o protozoário Giardia lamblia , que vive no intestino delgado dos cães. É altamente contagiosa. Pode ser transmitido dos cães para outros animais domésticos e até mesmo para o ser humano. Por este motivo, é muito importante prestar sempre atenção à saúde do seu cãozinho.

A ingestão de água ou alimentos contendo os cistos (“ovos”) do parasita Giardia é a principal fonte de infecção.

Sintomas da giardíase:

??Fezes mais moles e com cheiro mais forte que o comum;

??Desidratação.

De acordo com a Dra.  Cris Santaterra,  CEO da   ??????  Clínca Veterinária Dottor Dog de Campinas-Sp, a vacinação de cães se inicia na sexta semana de vida, com a aplicação da múltipla canina (geralmente V8, V10 ou V12), que protege contra leptospirose, cinomose, hepatite infecciosa, adenovirose, coronavirose, parainfluenza e parvovirose. Já a vacina antirrábica é administrada em dose única com 12 semanas. As duas são consideradas essenciais e devem ser reforçadas todos os anos.

Querido tutor ???? não esqueça  as principais datas do calendário de vacinação de seu pet/filho canino:

????  com um mês e meio: primeira dose da vacina polivalente V8 ou V10;
????  com três meses: segunda dose (reforço) da V8 ou V10 e, se houver indicação, primeiras doses da vacina contra a gripe canina e da vacina contra a giardíase;
????  com quatro meses: última dose da V8 ou V10, primeira dose da vacina antirrábica e, se necessário, segundas doses (reforços) das vacinas contra a gripe canina e a giardíase;
????  anualmente: reforços das vacinas antirrábica e polivalente V8 ou V10.

Pronto, agora que você já entendeu tudo sobre as principais doenças caninas e a importância da vacinação em seu pet, entre em contato conosco ?????? através do número ??  19 98278-3767  para agendar uma consulta.

#julhodourado #prevenção #doençascaninas #vacinação #dottordog #dracrissantaterra