JULHO DOURADO: PRINCIPAIS DOENÇAS FELINAS E A IMPORTÂNCIA DA PREVENÇÃO COM A VACINAÇÃO - Clínica Dottor Dog Ouro Verde | Carinho, atenção e saúde

Conheça as principais doenças felinas e a importância da vacinação

JULHO DOURADO : TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE AS PRINCIPAIS DOENÇAS FELINAS E COMO PREVENÍ-LAS COM A VACINAÇÃO

As vacinas para ???? pets, são altamente seguras e eficazes, com proteção duradoura contra as principais doenças que acometem ???? cães e ????gatos e são os cuidados mais importantes na rotina de um tutor. Afinal, é uma responsabilidade essencial para manter a saúde do seu animal de estimação em dia.

Manter a ????vacinação do seu pet/filho atualizada também é uma forma de amor. Com a chegada do ?????? filhote, a responsabilidade aumenta e a imunização contra doenças já nos primeiros meses de vida, se faz mais do que necessária. Mas além da vacinação, outros cuidados com a saúde do seu melhor amigo não ficam de fora e se tornam essenciais para toda a vida do animal.

As vacinas ????ajudam seu animal de estimação a se defender de alguns vírus e bactérias que provocam doenças, apoiando o sistema de defesa do organismo do ?????? animal a reconhecer e combater um possível contato com agentes infecciosos. Algumas das doenças são consideradas zoonoses, ou seja, podem passar do animal para o ser humano, como a raiva, a giardíase e a leptospirose canina, mas podem ser prevenidas por meio da vacinação. Por isso, vacinar é tão importante. Além de proteger o seu pet e animais que convivem com ele, proteja você e sua família.

PRINCIPAIS DOENÇAS FELINAS

???? PANLEUCOPENIA
A panleucopenia é uma doença viral que ataca o aparelho digestivo dos gatos e acomete principalmente os filhotes não vacinados. É conhecida como a “parvovirose dos gatos”. Sua transmissão se dá principalmente pelo contato direto com as fezes de animais doentes.
Os principais sintomas são:
??Vômito, acompanhado ou não de diarreia;
??Febre;
??Apatia;
??Falta de apetite e desidratação.

???? RINOTRAQUEÍTE
A rinotraqueíte é uma doença causada por um herpesvírus que acomete o trato respiratório superior dos gatos. A transmissão é muito fácil entre animais que convivem no mesmo ambiente.
??Tosse;
??Espirros;
??Secreção nasal e ocular;
??Febre.
Os gatos parecem gripados, com narinas entupidas, e podem ter dificuldades para respirar.

????CALICIVIROSE
A calicivirose é extremamente contagiosa e provoca um quadro de doença respiratória nos gatos, sendo muitas vezes confundida com outras doenças. No geral, o animal é infectado ao entrar em contato com outro gato que esteja com o calicivírus. Ela costuma ocorrer por meio da inalação de aerossóis ou contato com a saliva do outro felino.
??Tosses;
??Espirros;
??Corrimentos nasais;
??Febre;
??Úlceras (feridas) na boca, algo que dificulta muito a ingestão de água e alimentos.

????CLAMIDIOSE
A clamidiose é uma infecção bacteriana que afeta em particular os olhos dos gatos. Frequentemente, a clamidiose ocorre ao mesmo tempo com outras infecções respiratórias. Se os olhos não forem tratados adequadamente, pode haver comprometimento permanente da visão.
Os principais sintomas são:
??Secreção ocular que lembra pus;
??Olhos avermelhados ou fechados podem indicar a clamidiose.

????LEUCEMIA VIRAL FELINA
A leucemia viral felina é uma ?? doença incurável, causada por um vírus que afeta o sistema imune dos gatos, facilitando o aparecimento de infecções por bactérias e até mesmo de alguns tipos de tumor. Pode infectar gatos de qualquer idade, em geral os filhotes com menos de 1 ano de idade são os mais acometidos. A transmissão acontece principalmente quando um animal infectado lambe outros gatos, já que o vírus é excretado em abundância na saliva.

É uma doença silenciosa, na maioria das vezes. Não existe tratamento específico.

????RAIVA
A raiva é uma das doenças infecciosas de ??????cães e gatos mais importantes porque é uma zoonose fatal. Geralmente é transmitida por meio da mordida de um animal infectado (que pode ser um cão ou um gato) ou de animais que funcionam como reservatórios naturais (morcegos, por exemplo). O vírus da raiva afeta o sistema nervoso, provocando alterações de comportamento que podem variar de extrema excitação (daí o nome da doença) até depressão. Muitos animais não conseguem engolir comida e líquidos à medida que a doença progride.
??Excitação;
??Agressividade;
??Medo;
??Depressão;
??Ansiedade;
Sintomas neurológicos como, dificuldade de engolir e salivação.

?? Quando vacinar?

Normalmente, o protocolo de vacinação para os gatos começa entre 45 e 60 dias de vida e algumas vacinas podem ser aplicadas mais de uma dose.

?? Tabela de vacinas para gatos filhotes

Idade Vacina Doenças prevenidas
60 dias Primeira dose – V3, V4 ou V5 Panleucopenia, calicivírus, rinotraqueite e outras
85 dias Primeira dose – FeLV Leucemia Felina (FeLV)
90 dias Reforço – V3, V4 ou V5 Panleucopenia, calicivírus, rinotraqueite e outras
105 dias Reforço – FeLV Leucemia Felina (FeLV)
120 dias Dose única antirrábica Raiva
Anual V3, V4 ou V5; FeLV; Antirrábica Panleucopenia, calicivírus, rinotraqueite e outras; Leucemia Felina (FeLV); Raiva

Este é um protocolo é bastante comum, mas os veterinários podem indicar outros. Siga a orientação do seu profissional de confiança.
?? De acordo com a Dra.  Cris Santaterra,  CEO da  ?????? Clínica Veterinária Dottor Dog de Campinas-Sp, a  vacinação só deve ser feita por um ?? médico-veterinário. Apesar da aplicação em si ser bastante simples, é importante ter diversos cuidados antes de imunizar o pet, como vermifugação prévia e exames. É fundamental a realização do teste de leucemia e imunodeficiência antes da aplicação da vacina contra FeLV. Quando o pet se torna adulto o protocolo de vacinação muda e são necessários apenas reforços anuais.

Pronto, agora que você já entendeu tudo sobre as principais doenças caninas e a importância da vacinação em seu pet, entre em contato conosco ?????? através do número ??  19 98278-3767  para agendar uma consulta.

#julhodourado #prevenção #doençasfelinas #vacinação #dottordog #dracrissantaterra