O QUE É O ALZHEIMER CANINO? - Clínica Dottor Dog Ouro Verde | Carinho, atenção e saúde

O QUE É O ALZHEIMER CANINO?

A síndrome da disfunção cognitiva, ou seja, o ???? Alzheimer em cães é um problema de origem neurológica, que resulta em várias mudanças de comportamento.

Essas alterações acontecem nos peludos idosos e, muitas vezes, os sinais podem ser semelhantes aos que acontecem em pessoas com Alzheimer. É por isso que a síndrome da disfunção cognitiva acabou conhecida como Alzheimer em cachorro. No geral, são acometidos os peludos com mais de seis anos de idade. Entretanto, o quadro é ainda mais comum nos bem velhinhos, com mais de 10 anos, de qualquer sexo ou raça. ??
O quadro apresentado pelo cachorro Alzheimer não é reversível. ?? Contudo, há tratamento, que pode ajudar a retardar a progressão dos sinais.

Dentre os sinais de Alzheimer canino, tutores podem notar:
???? Mudanças na hora de dormir;
???? Vocalização;
???? Dificuldade em aprender coisas novas;
???? Xixi fora do lugar;
???? Cocô fora do lugar, mesmo quando o pet sabia exatamente o local no qual deveria defecar;
???? Agressividade;
???? Dificuldade em entender e atender a comandos;
???? Menor interação com o tutor e demais membros da família;
???? Dificuldade de ultrapassar obstáculos;
???? Diminuição de atividades diárias.

Todos os sinais clínicos de Alzheimer canino podem ser confundidos com os de outras doenças. Por isso, caso o tutor note qualquer alteração no comportamento ou no corpo do pet, precisa levá-lo ao médico-veterinário que irá realizar diversos exames físicos e poderá solicitar exames complementares. Dentre eles:
???? Exame de sangue (bioquímica sérica e hemograma);
???? Testes hormonais;
???? Radiografia;
???? Ultrassonografia;
???? Ressonância magnética.

Isso vai possibilitar que o médico-veterinário descarte outras doenças que possuam alguns sinais clínicos semelhantes ao Alzheimer canino. Dentre elas, por exemplo: tumores cerebrais, hipotireoidismo, encefalopatia hepática, cardiopatias e doenças articulares.
Uma vez que a síndrome da disfunção cognitiva seja diagnosticada, o médico-veterinário poderá prescrever o remédio para Alzheimer canino. Não existe uma medicação que cure a doença ou corrija as lesões cerebrais que já tenham ocorrido. Entretanto, há tratamentos paliativos, que ajudam a melhorar a qualidade de vida e também colaboram para retardar a evolução da síndrome. O enriquecimento ambiental também pode ser indicado. Além disso, uma rotina de atividades físicas e brincadeiras é importante para desacelerar a progressão da doença.

Para saber mais sobre o assunto, agende uma consulta com a equipe da ?????? Clínica Veterinária Dottor Dog
?? 19 3266-8113
Confira nossos planos de saúde a partir de R$79,90 ao mês ?? https://clinicadottordogouroverde.com.br/planos