PRINCIPAIS EXAMES PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS QUE AFETAM A SAÚDE DE NOSSOS PETS - Clínica Dottor Dog Ouro Verde | Carinho, atenção e saúde

PRINCIPAIS EXAMES PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS QUE AFETAM A SAÚDE DE NOSSOS PETS

Como os animais não falam, conheça os principais exames que são extremamente importantes para detectar os primeiros sinais de que algo não vai bem com a saúde deles.

Muito mais que números, desenhos ou imagens, os exames são determinantes para a resolução dos problemas que afetam nossos ???? ??pets, para que tenham mais qualidade de vida.  .

Os pets ?????? não devem somente ir ao veterinário quando estão doentes mas precisam fazer  check-ups periódicos para prevenir doenças ou detectar precocemente qualquer problema de saúde. Como os animais não falam, conheça 12 exames que são extremamente importantes para detectar os primeiros sinais de que algo não vai bem com a saúde deles.

???? EXAMES DE IMAGEM

O Diagnóstico por Imagem é uma importante ferramenta para avaliar as condições de saúde dos pets e detectar patologias em órgãos vitais como coração, rins e ossos.

???? – Eletrocardiograma

Este exame identifica alterações no ritmo cardíaco, detectando arritmias, e geralmente é associado à outra modalidade: o Ecocardiograma.

???? – Ecocardiograma com Doppler

Esses exames permitem observar o coração dos cães e gatos e possíveis alterações na sua estrutura e na circulação do sangue como, por exemplo, se o órgão mantém o tamanho e as funções normais, se as válvulas estão bombeando nos padrões desejáveis. O ecocardiograma aponta cardiopatias que podem ser tratadas com medicamentos.

???? – Raio-X

Esse exame é um grande aliado para diagnósticos de alterações na coluna vertebral, ossos, articulações e crânio, pois permite observar as estruturas ósseas como também os órgãos internos dos pets sem ser invasivo. Com o Raio-X é possível observar as estruturas ósseas e os órgãos. As regiões em que este exame é mais u lizado para averiguar alterações. São o tórax, coluna vertebral, crânio, ossos e articulações.

?? ??– Ultrassom  abdominal

Essa modalidade investiga os órgãos abdominais e ajuda a detectar e tratar alterações no pâncreas, gado, rins, bexiga, adrenais e intestino, que podem evoluir para doenças mais graves bem como detectar neoplasia (câncer).

?? ??– Mensuração  de pressão arterial

Cães e gatos também podem sofrer de hipertensão arterial e, por isso, é muito importante fazer o acompanhamento, pois pode estar relacionada a diferentes doenças como insuficiência renal, hiperadrenocorticismo, hipertireoidismo, cardíacas congênitas e/ou adquiridas, entre outras.

???? EXAMES LABORATORIAIS

Essenciais para acompanhamento da saúde do animal, esses exames de rotina contemplam hemograma, urina, fezes e bioquímicos.

?? ?? – Exame de Fezes  Coproparasitológico

Este exame, é realizado em amostras de fezes e  detecta a presença de vermes e protozoários que os pets estão expostos diariamente ao saírem de casa e que causam diversas doenças intestinais.

?? ?? – Exame de fezes  para Giárdia

O diagnóstico da Giardíase é muito difícil, porque os protozoários são muito pequenos e eliminados nas fezes de forma intermitente. A melhor forma de análise é pelo método Elisa, que consiste na pesquisa de antígenos específicos capaz de detectar a presença do agente mesmo se o animal não estiver eliminando no momento do exame.

?? ?? – Hemograma

É o melhor exame para detectar processos inflamatórios e infecciosos, anemias, presença de hemoparasitas, além de evidenciar alterações plaquetárias ou apontar problemas de medula óssea. É feito por meio de amostra de
sangue venoso, que geralmente é  coletado das veias jugular (no pescoço), cefálicas (na pata da frente) ou safena (na pata de trás). O jejum prévio de 8 horas é recomendado.

?? ?? – Urina

Fundamental para diagnosticar infecção urinária, além de fornecer informações importantes sobre o funcionamento dos rins e até diabetes. A urina é coletada por meio da cistocentese (diretamente da bexiga com auxílio de seringa e agulha guiadas por um aparelho de ultrassom).  O indicado é que o animal não tenha urinado para estar com a bexiga repleta.

?? ?? – Bioquímicos

São exames muito importantes para check-ups preventivos. Podem detectar doenças silenciosas, acompanhar a evolução de doenças já existentes, ponderar o risco cirúrgico, avaliar o metabolismo, monitorar a função hepática e renal de um animal. Necessário jejum alimentar de 8 horas.

?? ?? – Exame Vetcheck 4  em 1 – Uma única coleta.

Diagnóstico rápido para várias doenças. Trata-se de um teste sorológico para diagnosticar doenças transmitidas por carrapatos e mosquitos. É o mais confiável para avaliar a exposição à doenças que causam a Dirofilariose, Erliquiose, Anaplasmose e Leishmaniose. A Dirofilariose a nge cães do mundo inteiro que frequentam a costa do Oceano Atlântico. É uma doença séria e que pode levar à morte, pois os vermes se instalam dentro do coração. Tem tratamento e pode ser prevenida.

A detecção de anticorpos contra Ehrlichia Canis ou Ehrlichia Ewingii sinaliza animais contaminados por doença transmitida por carrapato. Testar os pacientes para determinar se há uma infecção ativa e controlar o mais cedo possível é a melhor forma de proteger os pets de uma doença crônica que pode causar a morte A identificação precoce do prognóstico de Anaplasma Phagocytophilum e Anaplasma Platysno animal reforça a importância de tratar esta doença também transmitida por carrapato, que quando se manifesta geralmente é grave.

?? ?? – Exame de AIDS e Leucemia Felina (FIV-FELV)

Conhecidas como Aids e Leucemia Felina são doenças infecciosas que atingem os gatos e podem levar à morte pois não têm cura. E apenas o exame de sangue, a sorologia para FILV e FELV, podem detectar se o animal é positivo ou nega vo. É muito importante testar o animal regularmente para o diagnóstico precoce.

Como vimos, os exames veterinários são de grande importância para garantir a saúde do seu ?????? pet. Assim, você o protege de algumas patologias e previne o surgimento de tantas outras. Vale ressaltar que quanto mais rápido algumas doenças forem diagnosticadas, mais simples e eficaz será o tratamento de cada uma. Tenha esse cuidado com seu amigo de quatro patas!

Ficou com alguma dúvida ou tem alguma sugestão? Deixe um comentário e aproveite para conhecer nossa clínica veterinária!

Pronto, agora que você já entendeu tudo sobre suplemento para cachorro (e que você só deve oferecer com prescrição médica), visite o Blog da ?????? Clínica Dottor Dog para mais dicas e informações sobre saúde canina!

E, para agendamentos, entre em contato através do número  ??  19 98278-3767

#examespet #prevenção #planodesaúde #dottordog #campinas