VOCÊ SABIA QUE EXISTEM DIFERENTES TIPOS DE SARNA E PARA CADA UMA DELAS EXISTEM CUIDADOS ESPECÍFICOS? - Clínica Dottor Dog Ouro Verde | Carinho, atenção e saúde

Saiba quais são os tipos, o diagnóstico, os sintomas e os tratamentos !

Muitas vezes a ???? sarna canina não é devidamente tratada nos cães. Isso porque os pais dos pets acreditam que, por ser uma doença “comum”, conseguem ?? tratar sozinhos em casa.  O que muitos tutores não sabem é que essa infecção parasitária tem tipos de sarna diferentes. Caso o ???? pet/filho apresente algum sinal, ele deve ser ????? levado sempre  ao veterinário.

A equipe médico-veterinária da ??????Clínica Dottor Dog - Panambi-Rs, nos traz hoje detalhes importantes sobre a  ???? sarna canina que os tutor precisam saber para auxiliar no tratamento dos amiguinhos de quatro patas, tais como quais são os tipos de sarna canina, como reconhecer os sintomas e o que fazer para tratar os amigos de quatro patas que estão sofrendo com esse problema. Continue conosco para descobrir! ??

?? Quais são os tipos de sarna e as diferenças entre elas??  Algum tipo pode ser transmitido para o humano??
A sarna é uma infecção parasitária causada por ácaros e existem três tipos que acometem os ???? cães:

?? A primeira e mais comum é a sarna sarcóptica, mais conhecida como escabiose. Essa doença é considerada uma zoonose, pois é transmissível para seres humanos. Ela é causada pelo ácaro Sarcoptes scabiei.
?? A segunda é a sarna demodécica, mais conhecida como sarna negra. Ela é causada pelo ácaro Demodex canis e não é transmissível entre os animais.
?? A terceira é a sarna otodécica ou otocaríase, e é popularmente conhecida como sarna de ouvido. Ela é causada pelo ácaro Otodectes cynotis e, apesar de ser mais comum em gatos, também pode aparecer em cães.

?? Quais são os sintomas da sarna ???? canina?? Como o pet pode pegar??
As sarnas sarcóptica e otodécica são transmitidas por contato direto ou indireto com animais ou objetos contaminados. Ou seja, o cão ???? pode se infectar tendo contato direto com um outro cão com sarna ou apenas entrando em contato com um objeto ou local infectado, como uma caminha ou roupinha.
Essas duas sarnas provocam uma coceira muito intensa, com a diferença de que a otodécica fica localizada dentro do ouvido, provocando uma inflamação e um acúmulo de secreção escura, enquanto a sarcóptica acomete o corpo inteiro do ???? animal, deixando a pele vermelha e formando crostas.
Já a sarna demodécica não é contagiosa entre animais. Em pequena quantidade, o ácaro está presente na pele dos ???? cães de forma comensal, ou seja, sem causar danos. Ele é passado da mãe para os filhotes no momento do parto ou durante a amamentação.
Os sintomas só aparecem quando há uma queda de imunidade e, consequentemente, uma proliferação excessiva desses ácaros.  Geralmente ocorre um espessamento e escurecimento da pele (por isso o nome popular “sarna negra”). Os outros sintomas são:
?? Descamação;
?? Perda de pelo;
?? Feridas.
Esses sintomas podem ser localizados, geralmente ao redor dos olhos e da boca, ou generalizados, no corpo inteiro. De forma geral, só há coceira quando ocorre alguma infecção secundária.

?? Após o cachorro ???? pegar sarna, como é feito o tratamento??
O diagnóstico é feito pela anamnese e exame clínico associados a um raspado de pele que permite a identificação do ácaro no microscópio.

O tratamento depende do tipo de sarna e pode incluir:
?? Medicações orais ou injetáveis;
?? Banhos com shampoos específicos;
?? Uso de antiparasitários tópicos;
?? Suplementos vitamínicos para aumentar a imunidade;
?? Além do tratamento das infecções secundárias, quando houver.
?? Atenção: apenas o médico veterinário poderá orientar o tutor quanto ao melhor protocolo a ser seguido.

?? Quais são as formas de prevenção contra a sarna??
?? Fazer acompanhamento regular com um médico-veterinário.
?? Manter a saúde dos pets em dia, com a imunidade lá em cima, com certeza é o principal fator.
?? Outras formas incluem: levar o cão apenas em pet shops, clínicas e creches de confiança; manter o ambiente limpo e higienizado; e dar banhos regularmente, incluindo limpeza dos ouvidos.
?? No caso da sarna demodécica, é importante castrar os animais que apresentem a doença, pois essa proliferação excessiva dos ácaros tem um fator genético associado.
?? Além disso, as fêmeas que apresentam a doença, tem maior chance de manifestar os sintomas durante o cio ou gestação por conta de uma queda da imunidade.
?? Para os pets que já foram contaminados e estão se recuperando, há alguns cuidados adicionais. Entre eles,são indicados suplementos vitamínicos, para reforçar o sistema imunológico, e substâncias de prevenção de parasitas, como pipetas ou comprimidos, encontrados em lojas especializadas.

?? Precauções ??
A higiene  é um dos fatores fundamentais para evitar a sarna e outras doenças, e embora possa parecer banal, é importante também higienizar as patinhas de nossos ???? amiguinhos assim como fazer o banho de forma correta . Pequenas ações de grande importância, aliadas a uma boa nutrição, as chances do seu pet ficar doente serão reduzidas.

Você tem mais alguma dúvida sobre sarna ou outra doença?? Deixe nos comentários e entre em contato com nossa equipe ?
No  Shopping do Pet , você encontra remédios das melhores marcas para tratar sarna em ???? cachorro e muito mais?Disponibilizamos suplementos vitamínicos, acessórios, brinquedos, rações e tudo mais que seu pet precisa para ter um dia a dia saudável, com descontos de até 35% para clientes do cartão Pet Card Business da Dottor Dog?
Acesse nossas redes sociais ou ligue para nós! ?? 55 9909-6388

Acesse nosso site e conheça nossos serviços ??https://clinicadottordogpanambi.com.br/

#sarna #prevenção dottordogpanambi #dottordog